Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9403
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Joana D’arc Mendes dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T17:43:46Z | - |
dc.date.available | 2016-04-11T17:43:46Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9403 | - |
dc.description | SANTOS, J. D. M. dos. O professor no espaço escolar. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com um olhar diferenciado às problemáticas educacionais que permeiam o cotidiano de uma sala de aula, vislumbra-se as inquietações que dizem respeito ao campo de formação docente; nessa perspectiva, a luz de teóricos como: Serrazina (2012), Esteban (2001),Ferreira (2007), Hoffmann (1991/2006), entre outros. Com a presente pesquisa objetiva-se conhecer e entender o conceito de avaliação escolar e os elementos constitutivos da mesma; entender as semelhanças e diferenças da avaliação; ser capaz de analisar e planejar práticas avaliativas que articulem as diversas áreas que compõem o desenvolvimento do aprendente; compreender o papel e as competências docentes necessárias no processo avaliativo. O presente estudo, é um vislumbre acerca da prática docente e o uso de estratégias para o desenvolvimento do ensino aprendizagem na escola pública e, oportunamente, faz uma análise reflexiva do quanto produtivo tem sido o contributo que as capacitações têm proporcionado aos docentes no exercício de suas práxis de ensino. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram observações diretas em estágio supervisionado, experiência em sala de aula da subscritora e entrevistas realizadas junto a docentes da E.M.E.F Horácio Montenegro. Os dados foram sistematizados em categorias de análises e interpretações à luz das teorias abordadas. Os resultados sinalizam que o processo de avaliação é essencial à educação, é através dela que se define essa ação como julgamento de valor dos resultados alcançados na prática de ensino. O planejamento, tanto o anual como os demais produzidos ao longo do período, e o planejamento semanal do professor devem ser dinâmicos e flexíveis de modo a serem revistos sempre que necessário, atendendo aos imprevistos e aos acontecimentos do cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | O professor no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joana D'arc Mendes dos Santos.pdf | 332.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.