Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9408
Título: A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
Autor(es): Mendes, Lucicleide Oliveira
Palavras-chave: Educação infantil
Literatura infantil
Literatura infantil
Data do documento: 2015
Resumo: É preciso definir a leitura como um espaço privilegiado a partir do qual a criança possa refletir o mundo e buscar aquilo que a própria vida lhe nega, seja sob a perspectiva de realidade, seja sob a fantasia. Para que isso ocorra, o hábito da leitura, por si só não basta: precisamos despertar o prazer pela leitura e formar um leitor para a vida inteira, Nesse intuito este trabalho traz como objetivo principal analisar as contribuições dos contos de fadas para o desenvolvimento da criança. Para tanto contemplamos uma reflexão sobre Literatura infantil ZILBERMAN, (1985). Numa segundo momento pautamos uma discussão sobre o Desenvolvimento infantil segundo: Piaget, (1966) e (1982), Vygotsky (1998) e Wallon (1989). Num terceiro momento abordamos os contos de fadas e criança, fundamentada em CUNHA, (2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que segundo Marconi e Lakatos (2010, p. 185). A pesquisa bibliográfica abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, até meios de comunicação orais, sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas. Ao final dessa pesquisa foram importantes as opiniões de todos os autores a respeito do tema abordado, mediante leituras que foram enriquecendo cada vez mais a capacidade de compreensão sobre o tema abordado. Pois é o direcionamento que realmente tem significados extremamente valiosos para pesquisa acadêmica. Para tanto, é preciso despertar na criança o gosto de ouvir histórias. Esse prazer pode ser mediado pelo professor, que tem um papel de maior importância neste processo para despertar um mundo onde a criança possa aprender com o seu mundo de fantasias para o mundo da realidade.
Descrição: MENDES, L. O. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. 2015. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9408
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide Oliveira Mendes.pdf622.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.