Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9412
Título: Expansão bancária nos últimos 4 anos: um estudo quantitativo em bancos públicos e privados brasileiros
Autor(es): Andrade, Thiago Leopoldino de
Palavras-chave: Instituição financeira
Lucro
Agências bancárias
Mercado financeiro
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: Instituições financeiras (públicas e privadas) destacam-se no cenário nacional seja pela grande presença e grande parte do território nacional, presença na mídia, projetos de responsabilidade social entre outros fatores que contribuem para sua ênfase no mercado financeiro. Tendo em vista esse panorama, o presente estudo propõe-se a descrever a expansão dos quatro maiores agentes financeiros do país. Para tanto, foram selecionados os quatro maiores bancos atuantes no Brasil: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (bancos públicos) e Banco Bradesco e Banco Itaú Unibanco (bancos privados). Os bancos citados foram analisados a partir de uma abordagem quantitativa-descritiva, sendo utilizadas três variáveis predefinidas “clientes”, “agências” e “lucro líquido”, quantificadas para os anos de 2010 e 2014. Em nossos resultados, foi possível encontrar que a Caixa Econômica Federal passou de 3ª para 1ª colocada no segmento clientes; o Banco Itaú Unibanco apresentou número de pontos de atendimento inferior aos demais bancos estudados, porém destacou-se com melhor resultado na faixa de lucro líquido obtido no período estudado. Diante da análise realizada, foi possível constatar a expansão de todas as Instituições financeiras estudadas. No entanto, a expansão de cada uma delas se dá com particularidades conforme política interna adotada.
Descrição: ANDRADE, T. L. de. Expansão bancária nos últimos 4 anos: um estudo quantitativo em bancos públicos e privados brasileiros. 2015. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9412
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Leopoldino de Andrade.pdf372.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.