Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9430
Título: Atividades agroecológicas desenvolvidas pelas mulheres do Sítio Floriano em Lagoa Seca
Autor(es): Castro, Jucyeli Pereira
Palavras-chave: Agricultura familiar
Gênero
Valorização
Sustentabilidade ecológica
Data do documento: 2011
Resumo: A construção política da visibilidade do trabalho e dos direitos das mulheres vem sendo revelados através de lutas engajadas nas práticas da agricultura familiar, mostrando processos de reconhecimento e valorização coletiva que, geram mudanças no quadro de desigualdades. O fortalecimento do diálogo entre associações, organizações e movimentos sociais vem contribuindo para o desenvolvimento pessoal e coletivo de mulheres camponesas. Desta forma, a proposta de fortalecimento de gênero tem propiciado uma nova conjuntura socioespacial na agricultura familiar. Diante do exposto, o presente estudo se propõe a evidenciar as experiências vividas por mulheres da comunidade do Sítio Floriano localizado na Zona Rural do município de Lagoa Seca – PB, a fim de, relatar os motivos pelos quais as mulheres participam das atividades apresentadas. O estudo foi executado a partir de uma pesquisa com as agricultoras ecológicas do referido Sítio com observações “in loco”, registro fotográfico e a realização de questionários e entrevistas, bem como a leitura referendada na obra de diversos autores, condição indispensável para a construção de toda base científica deste trabalho. As mulheres trabalham com práticas de aproveitamento de terras, onde elas utilizam o espaço que fica aos “arredores de casa”. Neste espaço existe a criação de aves, caprinos, suínos, bem como o cultivo de hortaliças, frutíferas, leguminosas e plantas medicinais, que são cultivados na forma de canteiros econômicos agroecológicos, constituindo-se como práticas baseadas na sustentabilidade ecológica. Foi a partir do ano de 1992 que teve inicio o trabalho desenvolvido com as agricultoras, mostrando processos satisfatórios de reconhecimento na condição das mesmas, surgindo um grupo de mulheres com o objetivo de fortalecimento de gênero, na busca relativa à identidade e valorização dos seus diversos papéis, à autonomia econômica no âmbito das relações familiares, a equidade no acesso aos recursos produtivos e, a redução da opressão patriarcal vivida por elas. A pesquisa constatou que as mulheres sentiram–se mais valorizadas a partir da sistematização das práticas agrícolas, uma vez que, as mesmas conseguiram conquistar um espaço no âmbito socioeconômico, obtendo maior visibilidade do seu trabalho em termos de reconhecimento, fortalecimento e acesso a autonomia econômica.
Descrição: CASTRO, J. P. Atividades agroecológicas desenvolvidas pelas mulheres do Sítio Floriano em Lagoa Seca. 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9430
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucyeli Pereira Castro.pdf10.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.