Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9442
Título: Inoculação de Gluconacetobacter Diazotrophicus e seu efeito no desenvolvimento de plantas de arroz vermelho
Autor(es): Barbosa, Felipe Montenegro
Palavras-chave: Oryza sativa
Gluconacetobacter diazotrophicus
Desenvolvimento
Data do documento: 2014
Série/Relatório no.: ;CDD 631.4
Resumo: O arroz (Oryza sativa L.) é um dos cereais mais produzidos e consumidos, caracterizando-se como sendo o principal alimento para mais da metade da população mundial, destacando principalmente nos países em desenvolvimento, tais como o Brasil, desempenhando papel estratégico em níveis econômicos e sociais. Nesse contexto, objetivou-se com o trabalho analisar o efeito no desenvolvimento de plantas de arroz vermelho inoculadas com Gluconacetobacter diazotrophicus em ambiente protegido. O Experimento foi realizado no Viveiro Florestal da UEPB e no Laboratório de Ecofisiologia de plantas cultivadas, localizados no Campus I, em Campina Grande – PB, no período compreendido entre 2013 e 2014, com o cultivo de arroz vermelho com sementes inoculadas e não inoculadas com G. diazotrophicus, constando de duas condições de inoculação: I1= sementes não inoculadas e I2= sementes inoculadas com a bactéria, dois genótipos (G1= 405 Embrapa Meio Norte e G2 = MNACH0501) tratadas com e sem estresse hídrico e utilizando o delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos e 4 repetições e a parcela foi constituída de um lisímetro, semeado-se 40 sementes por lisímetro. As variáveis de crescimento avaliadas foram: o número de folhas totais por touceira (NFTT); número de panículas por touceira (NPT); altura da maior bainha (AB); altura da maior folha (AMF); massa seca das folhas (MSF); massa seca dos colmos (MSC); massa seca das panículas (MSP), em arroz vermelho, sob duas condições de inoculação e sob quatro manejos hídricos. Conclui-se que a inoculação da bactéria G. diazotrophicus PAL5 resultou em maior produção de massa seca, assim como o tamanho das plantas de arroz vermelho; G. diazotrophicus PAL5 em condições controladas apresentou potencial de uso como biofertilizante para experimentação e seleção a campo.
Descrição: BARBOSA, F. M. Inoculação de Gluconacetobacter Diazotrophicus e seu efeito no desenvolvimento de plantas de arroz vermelho. 2014 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2014. [Manuscrito]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9442
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- FELIPE MONTENEGRO BARBOSA_protected.pdf636.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.