Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9467
Título: Avaliação dos potenciais empreendedores sob a ótica do TEG, na agência do Sebrae, em Campina Grande - PB
Autor(es): Andrade Neto, Pedro Raimundo de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Potenciais empreendedores
Tendência Empreendedora Geral - TEG
Microempreendedor individual
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O empreendedorismo está crescendo cada vez mais no mercado brasileiro, face à necessidade de empreender e aos incentivos do governo para trabalhadores autônomos e ambulantes, saírem da informalidade e formalizar seu próprio negócio. Assim foi criada uma nova categoria empresarial – Microempreendedor Individual (MEI), que é a mais simples entre as demais. Foi uma maneira que o governo utilizou para recolher os impostos que não eram pagos quando as pessoas trabalhavam na informalidade. Tal fato criou no brasileiro a necessidade de inovar e crescer no seu negócio. Assim, este artigo teve como objetivo identificar e avaliar as dimensões empreendedoras dos clientes que buscam informação e formalização na categoria empresarial do MEI, no SEBRAE, em Campina Grande – PB. A metodologia usada incidiu em pesquisas de caráter exploratório e descritivo; bem como bibliográfico, de campo e estudo de caso; levou-se em consideração, ainda o método quantitativo. A ferramenta de pesquisa utilizada foi um questionário na Tendência Empreendedora Geral - TEG, baseado em cinco dimensões: necessidade de realização, necessidade de autonomia, tendência criativa, propensão ao risco e impulso e determinação; mensuradas através de 54 questões fechadas. Adotou-se a escala Likert, adaptada para duas categorias “concordo” e “discordo”; aplicadas a uma amostra de 40 clientes, constituído em 40% do universo. Nos resultados verificou-se que as dimensões empreendedoras que obteve maior pontuação foram de Impulso e Determinação, seguida de propensão ao risco e a de Tendência Criativa.
Descrição: ANDRADE NETO, P. R. de. Avaliação dos potenciais empreendedores sob a ótica do TEG, na agência do Sebrae, em Campina Grande - PB. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9467
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Raimundo de Andrade Neto.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.