Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9476
Título: Preparação dos docentes da E.E.E.F.M. João da Silva Monteiro em Gado Bravo - PB, para receber estudantes portadores de necessidades especiais
Autor(es): Santos, José Jairo dos
Palavras-chave: Educação inclusiva
Formação docente
Capacitação profissional
Data do documento: 11-Nov-2014
Resumo: A integração ou a inclusão de estudantes portadores de algum tipo de deficiência no sistema regular de ensino é uma das questões mais discutidas na área da educação hoje no nosso país, necessitando de aprimoramento. O presente trabalho teve por objetivo principal entender a preparação dos docentes da E.E.E.F.M. JOÃO DA SILVA MONTEIRO em Gado Bravo – PB, para receber estudantes portadores de necessidades especiais, especulando-se acerca de cursos de capacitação, pósgraduação ou formação continuada. A tipologia utilizada neste trabalho foi uma pesquisa qualitativa, o meio para obtenção dos dados foi através da realização de uma pesquisa bibliográfica e entrevista aos professores através de perguntas fechadas e abertas. De acordo com a entrevista constatou-se que a maior parte dos professores entende que a educação inclusiva é voltada para portadores de algum tipo de deficiência com a inclusão desses em escolas regulares, e que a educação inclusiva precisa ser aprimorada de forma a dar oportunidades de socialização sem haver discriminação. A falta de estrutura adequada e a carência de capacitação para trabalhar com o público em questão foram uns dos problemas apresentados. Foi unânime entre os entrevistados a ausência de treinamento voltado para o ensino de alunos portadores de necessidades especiais, além disso, todos afirmaram que a escola não dispõe de recursos didáticos pedagógicos voltados para alunos com deficiência. Através deste estudo foi possível conhecer a qualificação profissional dos professores da instituição compreendendo seus pontos de vista acerca da temática. Como também, constatar a necessidade da participação do corpo docente da referida instituição em alguma capacitação ou formação continuada.
Descrição: SANTOS, J. J. dos. Preparação dos docentes da E.E.E.F.M. João da Silva Monteiro em Gado Bravo - PB, para receber estudantes portadores de necessidades especiais. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9476
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Jairo dos Santos.pdfPDF - José Jairo dos Santos452.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.