Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9487
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Gabriela Barbosa Vasconcelos-
dc.date.accessioned2016-04-20T19:21:41Z-
dc.date.available2016-04-20T19:21:41Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9487-
dc.descriptionCAVALCANTI, G. B. V. Perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractA educação numa perspectiva problematizadora busca construir o conhecimento do indivíduo através do senso crítico da realidade, visto que a sociedade está adaptada a um processo de ensino-aprendizagem “bancário” baseado numa ampla transmissão de conteúdos para memorização e prova escrita, sendo o professor detentor do conhecimento, ou seja, o aluno só escuta o que o professor fala sem direcionar algum questionamento ou associação com a realidade em volta. Diante das propostas de inovações nos processos de ensino-aprendizagem que considera os conhecimentos prévios, produção do conhecimento e o contexto social do educando, tendo em vista uma educação problematizadora, optamos pelo estudo da perspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica a parti r da percepção dos/as professores/as supervisores/as do PIBID em Ciências Biológicas – CCBS / Campus I / UEPB, buscando constatações sobre a vivência de seus métodos pedagógicos nas suas experiências práticas. Foi uma investigação do tipo qualitativa, deste modo sendo descritiva e exploratória; coletamos os dados a partir de roteiro de entrevista não estruturada e gravada em áudio. Ao analisar os dados nos baseamos em Bardin (2011). Em síntese, pudemos concluir que os entrevistados misturam os métodos da educação problematizadora com outros processos de ensino aprendizagem tais como contextualizações, questionamentos e/ou aulas diferenciais; relatam que em suas formações iniciais e continuadas não tiveram acesso a tal pedagogia; e entendem de forma positiva as implicações desta perspectiva problematizadora, considerando uma reforma no currículo das universidades brasileiras.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Valberto de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação problematizadorapt_BR
dc.subjectEducação biológicapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.titlePerspectiva problematizadora no contexto da Educação Biológica: Percepção por professores (as) supervisores (as) do PIBID em Ciências Biológicas CCBS/Campus I/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Barbosa Vasconcelos Cavalcanti.pdfPDF - Gabriela Barbosa Vasconcelos Cavalcanti543.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.