Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9489
Título: Soluções particulares da equação de Navier-Stokes para escoamento de fluidos newtonianos
Autor(es): Batista, Hudson de Araújo
Palavras-chave: Fenômenos de transportes
Equações diferenciais parciais
Equações de Navier-Stoker
Escoamento de fluidos
Data do documento: 1-Fev-2016
Resumo: A solução da maior parte dos problemas atuais nas diferentes áreas do conhecimento tem requerido um diálogo mais efetivo entre disciplinas e entre profissionais. Isso envolve a mobilização de diferentes especialistas e conhecimentos na tentativa de buscar soluções mais adequadas. Inseridas nesse contexto, estão os problemas relacionados aos Fenômenos de Transporte que possuem um viés com a Matemática. O estudo das equações de Navier-Stokes, que fazem uso das Equações Diferenciais Parciais (EDP), desperta interesse dos estudiosos da área da análise numérica, visto que a partir destas pode-se determinar os campos de velocidade e pressão de um escoamento, sendo possível, assim, fazer previsão de escoamento de fluidos através de tubos ou até do sangue através de uma artéria. Neste trabalho foram estudados dois casos particulares para as equações de Navier-Stokes (equação do movimento) para fluidos Newtonianos. Com a resolução dos problemas, confirmamos a extrema interdependência dos problemas propostos com artifícios matemáticos específicos, evidenciando o uso das EDP no escoamento de um fluido entre placas paralelas e entre discos.
Descrição: BATISTA, H. de A. Soluções particulares da equação de Navier-Stokes para escoamento de fluidos newtonianos. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9489
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hudson de Araújo Batista.pdfPDF - Hudson de Araújo Batista1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.