Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/949
Título: Segurança Pública Ativa: Avaliação do VO2MAX dos ciclo-patrulheiros do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPM-PB)
Autor(es): Silva, Jocélio Monteiro da
Palavras-chave: Condicionamento físico
Polícia Militar
Sistema cardiorespiratório
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: A pesquisa foi realizada com objetivo central de avaliar o nível de VO2max dos ciclo patrulheiros do 2°Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPM-PB) e associar os resultados do VO2max a dados sociodemográficos, tempo de serviço e atividades físicas praticadas fora da função laboral. Caracterizada do tipo descritiva, de caráter exploratório, realizada com o efetivo da ciclo patrulha, no 2° BPM-PB, totalizando 20 policiais. A amostra foi composta por 16 policiais ciclo patrulheiros, 13 homens e 03 mulheres, que prestam serviço externo ao público. Como instrumentos foram utilizados um questionário para o conhecimento dos dados sociodemográficos e o teste de banco de Mcardle (1996), que avalia a aptidão cardiorrespiratória, sendo utilizada a classificação da American Heart Association (1972). O processamento e análise dos dados foram realizados através da construção de banco de dados no Excel e SPSS, versão 15.0, sendo utilizada a estatística descritiva. Os resultados da aptidão cardiorrespiratória apontaram que 04 policiais alcançaram a classificação regular, 06 policiais atingiram a classificação boa, e 06 policiais obtiveram excelente aptidão cardiorrespiratória. O tempo de serviço influenciou nos melhores resultados e, quanto às atividades físicas praticadas fora do trabalho os homens eram mais ativos comparados às mulheres. Em conclusão aos objetivos propostos os ciclo patrulheiros do 2° BPM-PB apresentam condições satisfatórias para o serviço de segurança pública ativa com a maioria atingindo a classificação boa e excelente. Sugere-se que seja incorporado à rotina de trabalho dos policiais um programa de condicionamento físico para que estes atinjam um maior grau de excelência.
Descrição: SILVA, J. M. da. Segurança Pública Ativa: Avaliação do VO2MAX dos ciclo-patrulheiros do 2º Batalhão de Polícia Militar do Estado da Paraíba (BPM-PB). 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/949
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jocélio Monteiro da Silva.pdfPDF - Jocélio Monteiro da Silva882.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.