Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9496
Título: Estudo de pré-formulação de nanopartículas poliméricas para veiculação da L-asparaginase
Autor(es): Melo, Camila de Oliveira
Palavras-chave: PLGA
Nanopartículas poliméricas
L-Asparaginase
Data do documento: 5-Abr-2016
Resumo: Um dos principais interesses da indústria farmacêutica nos dias atuais consiste no desenvolvimento de agentes terapêuticos seletivos para alvos específicos do organismo, ocasionando assim, uma potencialização dos efeitos terapêuticos e diminuição dos efeit os adversos sistêmicos. Para alcançar essa entrega dirigida de drogas a nanotecnologia pode ser empregada por permitir o desenvolvimento de sistemas carreadores de biomoléculas, como as nanopartículas poliméricas, estes são sistemas que apresentam partículas na escala nanométrica, o que favorece a melhoria da biodisponibilidade e o carreamento de ativos hidrofílicos e hidrofóbicos. Nanopartículas de poli (ácido-co-glicólico) PLGA apresentam como principal vantagem sua biocompatibilidade e biodegradabilidade. A enzima L-Asparaginase (L-Asp) é amplamente usada no tratamento do câncer, com ênfase no tratamento da leucemia linfoide aguda (LLA), esta enzima é oriunda principalmente do citoplasma de cepas de Escherichia coli, apresenta como desvantagem o reduzido tempo de meia vida e sua fácil captação pelo sistema fagocitário, tal problema pode ser melhorado com sua encapsulação o qual protege a enzima do ataque proteolítico e do sistema imunológico. Sendo assim, esse trabalho teve por objetivo realizar um estudo de pré-formulação para o desenvolvimento de nanopartículas de PLGA pelo método da dupla emulsificação e evaporação do solvente para veiculação da L- Asparaginase. A enzima foi analisada em eletroforese SDS-PAGE (sodium dodecyl sulphate- polyacrylamide gel electrophoresis) para verificação da pureza e avaliação de agregação em soluções de glicerol. O estudo de pré-formulação nos permitiu escolher o sistema com menor massa molar do polímero por apresentar um tamanho ideal para veiculação intravenosa. A enzima purificada sem a presença de agregados apresentou-se apta para encapsulação. Desta forma, podemos concluir que o estudo permitiu o desenvolvimento e escolha do melhor sistema para a encapsulação da enzima e posterior administração intravenosa.
Descrição: MELO, C. de O. Estudo de pré-formulação de nanopartículas poliméricas para veiculação da L-asparaginase. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9496
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila de Oliveira Melo.pdfPDF - Camila de Oliveira Melo1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.