Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9502
Título: A estrutura urbanística no entorno do Açude Velho em Campina Grande - PB
Autor(es): Pereira, Matusiana Victor
Palavras-chave: Espaço urbano
Especulação imobiliária
Açude Velho
Data do documento: 4-Jul-2014
Resumo: O Açude Velho é considerado a primeira represa da cidade de Campina Grande, no qual, teve inicialização em meados do século XIX (1828) e concluído em 1830, influenciando na construção da estrutura urbanística da cidade tendo um papel importante no desenvolvimento econômico da mesma. Porém, observa-se na atualidade as grandes transformações urbanas em seu entorno, advindas de influencias e relações sociais, políticas e econômicas. Esta pesquisa tem como objeto de estudo analisar as transformações do espaço urbano em Campina Grande-PB, delimitando como área o Açude Velho. Objetivando compreender a organização espacial e as causas da especulação imobiliária. Para tanto, é necessário estabelecer um recorte espaço temporal, para entender as modificações advindas destes processos. Contudo foi necessária uma construção bibliográfica, através de coletas de materiais, com entrevistas e aplicações de questionários com residentes e empresários. A importância da delimitação da área dar-se por ser um ponto atrativo turístico e consequentemente um campo de investimento financeiro.
Descrição: Pereira, M. V. A estrutura urbanística no entorno do Açude Velho em Campina Grande - PB. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9502
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matusiana Victor Pereira.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.