Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/952
Título: A prescrição de enfermagem na estratégia saúde da família
Autor(es): Ferreira, Mellyna Delfino
Palavras-chave: Enfermagem
Prática da enfermagem
Serviços de enfermagem
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a atuação dos enfermeiros quanto à realização da prescrição de enfermagem na Estratégia Saúde da Família mediante pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada com 16 enfermeiros das equipes de saúde da família do município de Campina Grande, no Estado da Paraíba, Brasil. Os dados foram coletados mediante entrevista, posteriormente transcritos e tratados e analisados sob a óptica da Análise de Conteúdo de Bardin e literatura específica pertinente. Os resultados apresentaram cinco categorias centrais, a saber: A Enfermeira e os Conceitos, A Prática e o Respaldo legal, A Implementação, Benefícios associados à realização da Prescrição de Enfermagem e Percalços para a realização da Prescrição de Enfermagem. Percebeu-se que a organização do serviço e a aplicação do processo de enfermagem promovem a qualidade da assistência de enfermagem, efetivada mediante a aplicação de uma metodologia que pode e deve ser implementada na atenção básica. A Sistematização da Assistência de Enfermagem constitui-se um instrumento indispensável à prática fundamentada e metodológica, e traz consigo uma gama de benefícios para a prática do enfermeiro, para o paciente e seu tratamento e para a profissão.
Descrição: FERREIRA, M. D. A prescrição de enfermagem na estratégia saúde da família. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/952
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mellyna Delfino Ferreira.pdfMellyna Delfino Ferreira455.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.