Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9524
Título: Contribuições do lúdico para a educação infantil e o processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Silva, Raquel Soares da
Palavras-chave: Lúdico
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo aborda a importância de trabalhar o lúdico como uma ferramenta pedagógica para o ensino das crianças pequenas. Objetiva, portanto, mostrar as contribuições do lúdico para a Educação Infantil, focalizando as práticas educativas, a prática docente e de que maneira acontece o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças por meio do brincar. Dessa forma analisa o papel do professor como o mediador frente às atividades lúdicas nos espaços pedagógicos que atendem a esse seguimento. Demonstrando pois que ao se trabalhar ludicamente o educador não está negligenciando o saber, mas proporcionando uma aprendizagem prazerosa, que propicia a criança o desenvolvimento da imaginação, criatividade, interação, concentração entre outras habilidades fundamentais na formação do sujeito. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo, de caráter qualitativa e descritiva, iniciada com visita a creche e logo após algumas observações no ambiente escolar. Fica claro então que os jogos, brinquedos e brincadeiras são recursos necessários para a construção da identidade e a autonomia das crianças. O estudo e a pesquisa permitiram compreender que os espaços destinados a educação infantil, devem ser adequados para a realização de atividades lúdicas que contribuam para uma aprendizagem significativa. Desta forma, esperamos oferecer uma boa leitura sobre as contribuições do brincar para a vida das crianças.
Descrição: SILVA, R. S. da. Contribuições do lúdico para a educação infantil e o processo de ensino-aprendizagem. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9524
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Soares da Silva.pdf634.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.