Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/956
Título: A História da Matemática e os Números Negativos
Autor(es): Nilo, Priscila Farias
Palavras-chave: Educação matemática
História da matemática
Números negativos
Data do documento: 14-Jun-2013
Resumo: Desde o século XVIII a História da Matemática é avaliada como uma fonte metodológica de grande qualidade, no ensino e aprendizagem dos conteúdos na Matemática, contribuindo para a prática pedagógica. Dessa forma, realizamos uma pesquisa em uma turma de uma universidade do estado da Paraíba, com o objetivo de sabermos se os graduandos dessa turma estão preparados para usar essa fonte metodológica em sala de aula. Neste sentido, trabalhamos com os Números Negativos, visto que, o ensino e aprendizagem desse conteúdo é um tanto complexo. Para a realização desta pesquisa, aplicamos um questionário, para sabermos o conhecimento prévio dos alunos sobre a História da Matemática e realizamos uma atividade relacionada aos Números Negativos. Na análise dos dados, verificamos algumas dificuldades dos alunos em trabalhar com os Números Negativos, em interpretar, escrever suas opiniões em relação às questões apresentadas na atividade e consequentemente propor questões e relacionar tal conteúdo com a sua aplicabilidade.
Descrição: NILO, P. F. A História da Matemática e os Números Negativos. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/956
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Farias Nilo.pdfPDF - Priscila Farias Nilo1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.