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dc.contributor.authorAraújo, Rúbia Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-05-03T18:23:34Z-
dc.date.available2016-05-03T18:23:34Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.identifier.otherCDD 658.401 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9572-
dc.descriptionARAÚJO, Rúbia Gonçalves. As novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico dos tablets no Ceja Funcionários II – João Pessoa. 2015. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias, especialmente aquelas ligadas aos processos de comunicação, tem influenciado cada vez mais no desenvolvimento das relações sociais na atualidade, inclusive nos processos educacionais. Tendo como referência essa configuração, essa pesquisa objetiva analisar a compreensão dos professores acerca das chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, considerando as possibilidades das mesmas para o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Tendo em vista a concretização desse objetivo, a discussão se encaminha, inicialmente, por uma reflexão teórica acerca da influencia das TIC nas relações sociais na atualidade, especialmente no que se refere ao uso das mesmas nos processos de ensino. A seguir, discute as questões relacionadas à formação de professores e sua influência na incorporação ao fazer didático-pedagógico em sala de aula, inclusive com uma reflexão sobre as políticas públicas relacionadas aos processos de formação. Por fim, tendo como referência a elaboração de uma pesquisa empírica, com base na aplicação de questionários com os professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos em João Pessoa – PB analisamos a compreensão dos mesmos em relação às TIC e seus possíveis usos no processo de ensino. A pesquisa apresentou dados que permitem afirmar que apesar dos professores compreenderem a importância das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino, pouco uso se faz das mesmas em sua pratica pedagógica diária. Reflete-se, dessa forma, que esse quadro aponta para uma formação deficiente em relação a tais tecnologias, o que se configura como um problema, principalmente devido à atual política de distribuição de aparatos eletrônicos nas escolas públicas. Essa configuração compromete o desenvolvimento de processos de ensino significativos em função das demandas de formação de cidadãos para o contexto atualpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marlene Macario de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleAs novas tecnologias da informação e comunicação e o uso pedagógico dos tablets no Ceja Funcionários II – João Pessoapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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