Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9609
Título: Atendimento educacional especializado: uma reflexão sobre o uso das tecnologias assistivas em uma escola do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Lima, Jane Gomes de
Palavras-chave: Educação especial
Tecnologia educacional
Inclusão social
Data do documento: 9-Abr-2014
Resumo: Neste trabalho monográfico temos como objetivos: conhecer as Tecnologias Assistivas presentes na sala de Recursos Multifuncionais em uma escola do município de Campina Grande- PB, observando quais aspectos da aprendizagem são facilitados pelo uso desses recursos. Buscou-se identificar quais os recursos da Tecnologia Assistiva educacional estão presentes na sala de recursos da escola campo da pesquisa e refletir sobre o uso das Tecnologias Assistivas na melhora do desempenho dos alunos com necessidades educativas especiais. Para tal, coletamos os dados através de questionários e observação participante, ambos importantes componentes da realização de uma pesquisa qualitativa. A amostra da pesquisa foi obtida de três professoras da referida escola. As reflexões se fundamentaram em referências sobre as Tecnologias Assistivas tomando como base a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) e na teoria referente às Tecnologias Assistivas. Partimos da definição de Tecnologia a luz do pensamento de Cook e Hussey, (1995) que define a tecnologia assistiva como “ uma ampla gama de equipamentos, serviços e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.” E do Comitê de Ajudas Técnicas- CAT (2006 ) que considera a Tecnologia Assistiva como uma área do conhecimento,de características interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços com objetivos para promover a funcionalidade, relacionada a atividade e participação de pessoas com deficiência. Verificou-se que a principal orientação para o Atendimento Educacional Especializado a pessoas com necessidades especiais é estimular sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. No que se refere às considerações feitas pelas pedagogas, destacamos a ideia de que as atividades diversificadas, individualizadas especifica para cada necessidade são de fundamental importância para que os alunos do Atendimento Educacional Especializado progridam no desempenho educacional e na conquista da autonomia social.
Descrição: Lima, J. G. de. Atendimento educacional especializado: uma reflexão sobre o uso das tecnologias assistivas em uma escola do município de Campina Grande-PB. 2014. 51f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9609
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jane Gomes de Lima.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.