Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9612
Título: A prática avaliativa no 1º ciclo do Ensino Fundamental
Autor(es): Santos, Monica Cristina da Cunha
Palavras-chave: Ensino fundamental
Avaliação escolar
Aprendizagem
Data do documento: 1-Nov-2014
Resumo: A avaliação fornece ao professor informações quanto a necessidade ou não de se efetuar mudanças e indicações quanto aos meios e direção em que devem ser efetivadas as mudanças necessárias. Nesse sentido, a avaliação não deve ser ponto de chegada, e sim de partida para construção de novos conhecimentos. Nesse processo, a análise do erro cometido pelo aluno fornece valiosos subsídios para o redirecionamento da proposta de trabalho. A avaliação deve ser o resultado não só de elementos específico, mas também de um registro contínuo, integral e dinâmico de todas as observações do professor a respeito do aluno. Por considerarmos que a avaliação em nossas escolas quase sempre tem se caracterizado por fragmentação e reprodução de conteúdo, o presente trabalho “A prática Avaliativa no 1º Ciclo do Ensino Fundamental" recomenda a adesão ao ensino contextualizado onde a avaliação deve ser vista como um diagnóstico contínuo e dinâmico para que realmente o aluno aprenda possibilitando a transformação social. Nosso estudo teve como objetivos averiguar as diferentes concepções dos professores, frente as mudanças acerca da prática avaliativa, bem como analisar o nível de conhecimento desses educadores associado também ás novas teorias ocorridas no nosso sistema avaliativo, os professores se preocupam muito com o Sistema de Ciclo, em que o aluno mesmo tendo sido avaliado e não atingido o desejado segue adiante dentro do ciclo. Para isto no município de Campina Grande foi adotado um projeto do MEC, chamado de PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), para ver se nossos alunos seguem realmente sem tanta dificuldade.
Descrição: Santos, M. C. da C. A prática avaliativa no 1º ciclo do Ensino Fundamental. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Formação de Professores da Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9612
Aparece nas coleções:I - FPEB - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monica Cristina da Cunha Santos.pdf816.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.