Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9615
Título: O desafio demográfico chinês e suas implicações sociais, econômicas e políticas
Autor(es): Pedrosa, Maria Luíza de Lira Maroja
Palavras-chave: Envelhecimento da população
Transição demográfica chinesa
China
Data do documento: 28-Ago-2013
Resumo: A população mundial está envelhecendo e este fenômeno é característico tanto dos países desenvolvidos quanto dos países em desenvolvimento. Dentro das próximas décadas a parcela da população acima dos 60 anos atingirá níveis jamais vistos na história. Os principais fatores responsáveis pelo envelhecimento serão discutidos, sendo eles: o aumento da expectativa de vida, declínio da fertilidade e o envelhecimento dos baby-boomers, sugerindo uma tendência com importantes implicações sociais, econômicas e políticas. Mesmo com as impressionantes taxas mundiais de envelhecimento, a China tem chamado a atenção de todos em razão de sua grande população. Além do envelhecimento natural dos seus cidadãos, o governo chinês lançou, em 1970, a Lei do Filho Único gerando influências diretas na estrutura etária chinesa e, consequentemente, no crescimento econômico. Em seu aspecto mais amplo, o problema do envelhecimento populacional coloca duas questões básicas: o das políticas de proteção às populações idosas, e o da estrutura econômica que garanta o financiamento.
Descrição: PEDROSA, M. L. de L. M. O desafio demográfico chinês e suas implicações sociais, econômicas e políticas. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9615
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Luíza de Lira Maroja Pedrosa.pdfMaria Luíza de Lira Maroja Pedrosa988.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.