Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9632
Título: Discurso pessimista e a profecia autorrealizável: um estudo com os professores da escola Pedro Anísio B. Dantas
Autor(es): Silva, Maria Helena Cunha de Andrade
Palavras-chave: Educação
Escola
Profecia Autorrealizável
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Esse trabalho é resultado de uma pesquisa levada a cabo na escola Pedro Anísio Bezerra Dantas, da Rede Pública Estadual de João Pessoa-PB, localizada na Rua Gil Furtado, S/N, no bairro dos Ipês, com a finalidade de analisar os discursos dos professores sobre o funcionamento da escola e verificar se a visão pessimista esta influenciando no desempenho da mesma. Baseada na Profecia que se cumpre por si mesma, de Merton, aprofunda-se o estudo sobre a visão pessimista, a qual impede o reconhecimento e a redibilidade da escola e a elevação da autoestima dos professores. Portanto, o problema dessa pesquisa consiste em analisar a relação entre o possível discurso pessimista na escola, como visão de mundo, e a produção de comportamentos pessimistas, ou seja, como as crenças de que as coisas vão dar errado se concretizam no ambiente escolar. Logo, o objetivo geral é analisar os discursos dos professores e sua possível influencia no funcionamento da Escola E.E.F.M Pedro Anísio Bezerra Dantas. Enquanto que os objetivos específicos são: verificar se há visão pessimista influencia na prática em sala de aula; observar se a visão dos professores está repercutindo no sucesso ou insucesso do desempenho dos alunos e identificar a relação entre o discurso dos professores e o funcionamento da escola no que diz respeito ao êxito dos projetos. Para isso, foi imprescindível o estudo do conceito de profecia autorrealizável, na perspectiva do que afirmou Thomas, isto é, que aquilo que definimos como real tem consequência real. Por outro lado, Becker contribuiu para pensar que ninguém é pessimista por natureza, mas que tal atitude é aprendida socialmente e é sustentada pela visão dos outros durante o processo de interação. A metodologia utilizada foi: 1) Levantamento bibliográfico; 2) Pesquisa de Campo: pesquisa participante realizada por meio de entrevistas com seis professores: três antigos e três novatos, na perspectiva de analisar os discursos presentes no meio escolar, colaborando para uma melhoria no funcionamento da escola como também nas atividades pedagógicas; 3) Trabalho de Gabinete: análise de todo o material encontrado e redação do trabalho final. Enfim, verificou-se que a forma como se dá esse fatalismo na escola não é uma prática natural da instituição, mas uma consequência das dificuldades encontradas no exercício da função docente. Por isso, necessita-se buscar alternativas e conhecimento sobre esse tema, para que se possa ajudar a escola e os professores a superarem seus problemas. Igualmente, é preciso a sensibilização de todos os envolvidos no processo, para resolução de um problema que afeta o funcionamento da comunidade escolar.
Descrição: SILVA, Maria Helena Cunha de Andrade. Discurso pessimista e a profecia autorrealizável: um estudo com os professores da escola Pedro Anísio B. Dantas. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9632
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Cunha de Andrade Silva.pdfPDF - Maria Helena Cunha de Andrade Silva.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.