Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Flávia Izabele de-
dc.date.accessioned2016-05-05T12:44:25Z-
dc.date.available2016-05-05T12:44:25Z-
dc.date.issued2016-05-04-
dc.identifier.otherCDD 372.358-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9641-
dc.descriptionSOUSA, Flávia Izabele de. O uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva discutir sobre as novas tecnologias no cenário educacional. Baseia-se na percepção de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação traz para o processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alterações, desde os suportes materiais e as metodologias, até os modelos conceituais da aprendizagem. Pergunta-se, então: como utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação para melhorar o processo ensino-aprendizagem? O objetivo foi de investigar práticas pedagógicas efetivas que melhorem a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, verificando a função e a importância dos recursos tecnológicos no processo. Os dados foram coletados por meio de um questionário sobre o uso das TICS na prática pedagógica, dirigido aos educadores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Odilon Alves Pedrosa e Joaquim Braz Pereira, onde se faz uma reflexão sobre o uso das tecnologias nas escolas, ressaltando sua importância para aumentar o interesse, a participação e a motivação dos alunos, uma aprendizagem mais significativa e aulas produtivas e dinâmicas, para facilitar a problematização dos conteúdos. Evidencia-se, também, a necessidade de formação e do aperfeiçoamento dos educadores quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação para que eles assumam o papel de facilitadores da construção do conhecimento pelo estudante, e não, meros transmissores de informações. Conclui-se que o uso das tecnologias contribui sobremaneira para a produção do conhecimento e a melhoria do processo ensino-aprendizagempt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cecília Telma Alves Pontes de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Izabele de Sousa.pdfPDF - Flávia Izabele de Sousa1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.