Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9657
Título: A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB
Autor(es): Benevides, Emanuella Brito e Silva
Palavras-chave: Desenvolvimento
Mediação
Professor
Data do documento: 8-Abr-2015
Resumo: Este trabalho é sobre o que pensam alguns professores de uma escola estadual a respeito de suas práticas pedagógicas e sobre a importância da mediação para o desenvolvimento dos seus alunos. Segundo Facci, (2004) a mediação é um processo que envolve uma atuação intencional e sistematizada de transmissão dos conhecimentos pelos professores, levando o aluno a ir além dos conhecimentos cotidianos, incorporando os conhecimentos científicos. O presente trabalho propôs verificar a relação entre a concepção de aprendizagem apresentada pelos professores e sua prática pedagógica no intuito de contribuir para uma melhor compreensão do papel do professor enquanto agente de mediação dos conhecimentos e de humanização de seus alunos. A pesquisa foi executada de Janeiro a Março de 2015. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco perguntas acerca do Construtivismo e da Psicologia Histórico-Cultural. Para análise dos dados utilizamos como base, a bibliografia pesquisada. Observamos como resultados desse trabalho, que há falta de conhecimento por parte dos professores a respeito das teorias pedagógicas, em especial com relação ao construtivismo e a mediação, que é o instrumento da psicologia histórico-cultural. Nesse sentido, compreendemos que há um prejuízo ao desenvolvimento intelectual e humano dos alunos, uma vez que seu aprendizado não é norteado por uma prática concisa, que oriente o processo de ensino aprendizagem.
Descrição: Benevides, E. B. e S. A importância da mediação do professor para o desenvolvimento cognitivo do aluno: estudo em uma escola da Cidade de Boqueirão, PB. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9657
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuella Brito e Silva Benevides.pdf432.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.