Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Juliana Pereira da-
dc.date.accessioned2016-05-06T16:14:21Z-
dc.date.available2016-05-06T16:14:21Z-
dc.date.issued2015-05-12-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9666-
dc.descriptionSilva, J. P. da. A importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. 2015. 56f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é originário de uma pesquisa de campo que foi realizada em uma Escola Pública Municipal da Cidade de Remígio – PB. Esta pesquisa objetiva discutir a importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Além de analisar a importância que a escola de educação infantil atribui às atividades lúdicas; Buscamos indícios para verificar se as escolas de Educação Infantil oferecem oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem através de atividades lúdicas. Na perspectiva de compreender a importância que as escolas de Educação atribuem às atividades lúdicas e se proporcionam oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças é que surgiu o interesse para a realização da presente pesquisa. A partir de uma abordagem qualitativa, com observação participante, conversa informais com as professoras e a gestora e aplicação de uma entrevista semi-estruturada. A pesquisa busca uma análise da realidade e está fundamentada nos referenciais teóricos: Arìes (1981), Brasil (1998), Freire (1996), Golbenberg (2007), Kramer (1993), Kishimoto (1997), Melo (2009), Minayo (1995), Oliveira (2002), Vigotsky (1987, 2014), entre outros autores que dão suporte a nossa pesquisa. A pesquisa demonstrou que na realização de jogos e brincadeiras, as crianças sentem-se felizes, alegres, participam ativamente do que é proposto e neste momento surge à criatividade, entram no mundo da imaginação, desenvolve a fala, a interação com colegas e adultos que participam de momentos lúdicos, levando as crianças a desenvolverem aquilo que ainda não fariam sozinhas, ou seja, a zona de desenvolvimento proximal. Neste sentido a prática pedagógica das professoras é bem diversificada, pudemos notar a presença de atividades lúdicas que envolvem as várias linguagens importantes para o desenvolvimento das crianças que estão na educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Nelsânia Batista da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Pereira da Silva.pdf904.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.