Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9669
Título: A inclusão escolar de alunos surdos na ótica dos professores: um estudo em uma escola municipal de Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, Marcicleide da Silva
Palavras-chave: Inclusão escolar
Surdez
Docentes
Data do documento: 3-Mar-2015
Resumo: A inclusão dos alunos Surdos na escola regular ainda vem sendo um grande desafio para os educadores. Discussões em torno da interação entre Surdos e os ouvintes devem fazer parte das relações estabelecidas na escola, mas isso nem sempre acontece, uma vez que para existir comunicação entre Surdos e ouvintes a utilização da língua de sinais é essencial. O objetivo do presente trabalho foi analisar o processo de inclusão escolar de alunos Surdos na ótica de duas professoras do quinto ano da rede pública municipal de ensino, na cidade de Campina Grande, PB. A pesquisa de campo foi realizada em novembro de 2014. Metodologicamente esta pesquisa quanto aos objetivos pode ser definida como um estudo de natureza exploratória e descritiva. Quanto à pergunta e aos procedimentos a pesquisa pode ser classificada como do tipo Estudo de Caso já que objetiva conhecer em profundidade uma dada situação. Por se tratar de uma pesquisa educacional, utilizamos a abordagem de cunho qualitativo e desenvolvemos nosso estudo a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental. Empregamos também o estudo do tipo etnográfico como meio de atingir os objetivos propostos. Usamos para a coleta dos dados entrevistas (semiestruturadas). Para a análise dos dados utilizamos a análise dos conteúdos. Em relação à pesquisa teórica para subsidiar nossa pesquisa foram lidos vários estudiosos: Ferreira (2005), Dorziat (2009), Marchesi (2004), Sacks (1998), Strobel (2008), Mazzota (2005), dentre outros. Para fundamentar e instrumentalizar o olhar acerca da inclusão foram lidos também alguns documentos legais, tais como: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Constituição da República Federativa do Brasil (1988), Declaração de Salamanca (1994) , entre outros. Os resultados obtidos através da pesquisa revelaram que para se garantir uma aprendizagem significativa é necessário que os docentes que lidam com Surdos tenha conhecimento em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), para que a comunicação entre professor/aluno possa acontecer. Sendo o uso da língua de sinais, condição necessária para uma ação pedagógica significativa. Nossas reflexões finais assinalam para a necessidade de se ampliarem espaços de formação para professores, a fim de que a comunidade surda possa desfrutar de uma educação significativa, como as demais crianças brasileiras.
Descrição: Araújo, M. da S. A inclusão escolar de alunos surdos na ótica dos professores: um estudo em uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2015. 62f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9669
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcicleide da Silva Araújo.pdf848.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.