Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9711
Título: Nativos e imigrantes digitais no contexto educacional
Autor(es): Silva, Rosa Danielle de Santana
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Nativo digital
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: A era tecnológica trouxe significativas mudanças na área educacional. A usabilidade das tecnologias no contexto escolar é de suma importância e entendemos que possui a função de suporte no processo de ensino/aprendizagem. Sendo assim, destacamos a função do professor em ser o mediador, fazendo a interação do mundo digital com os conteúdos, tornando o conhecimento dinâmico, prazeroso, dentro da influência tecnológica que os alunos já vivenciam em seu cotidiano. Para tanto, precisam ser levados em consideração as dificuldades que muitos professores enfrentam para dominar as tecnologias. Pelo fato de muitos desses professores não serem da geração digital, são vistos como imigrantes digitais, por isso precisam reciclar-se, dispondo de um esforço maior para usar com qualidade as tecnologias. Por outro lado os alunos da atualidade são considerados nativos digitais, nasceram na era digital e dominam quase que em sua maioria as questões tecnológicas de forma simples e descomplicada. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é diagnosticar as relações de conectividade dos nativos (alunos) e imigrantes (professores) digitais no ensino médio da rede pública em João Pessoa/PB, imergidos nas novas tecnologias da educação. Para tanto, estabelecemos a pesquisa em (3) escolas públicas estaduais, localizadas em João Pessoa/PB. Trata de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Traz como instrumento de coleta de dados um questionário com questões objetivas e subjetivas. Conclui que a temática, a usabilidade das tecnologias na escola, não está sendo efetivamente trabalhada com os alunos (nativos digitais) das escolas envolvidas, devido às dificuldades enfrentadas pelos professores que em sua maioria são imigrantes digitais, visto que os sujeitos da pesquisa não têm bem delineado o processo de usabilidade das tecnologias no ambiente escolar.
Descrição: SILVA, Rosa Danielle de Santana. Nativos e imigrantes digitais no contexto educacional. 2014. 56f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9711
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa Danielle de Santana Silva.pdfPDF - Rosa Danielle de Santana Silva.pdf898.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.