Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9736
Título: O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo
Autor(es): Silva, Graciele Pereira dos Santos
Palavras-chave: Educação
Concepção e ensino de História
Formação
Data do documento: 1-Ago-2015
Resumo: Este trabalho pretendeu discutir o ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental I, bem como a contribuição do professor na formação do individuo como agente de transformação social, de modo que possa perceber seu poder de intervenção na sociedade, levando em consideração a história de vida do aluno, uma vez que são seres históricos. Assim, o ensino da história pode dar ao aluno subsídios para que ele compreenda, de forma mais ampla, a realidade na qual está inserido e nela interfira de maneira consciente e propositiva. Esse artigo tem como objetivo analisar o papel do ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental para a formação dos alunos, sobretudo nas series iniciais do Ensino Fundamental I. Para a construção teórica desse artigo que teve como referencial metodológico a pesquisa bibliográfica contamos com a contribuição de estudiosos no assunto como Hipólide (2009), Nemi (2009) Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 2001), entre outros. Baseada nas ideais dos autores consultados concluiu-se que o ensino de historia nas series iniciais do ensino fundamental I quando ancorado nas ações do cotidiano do aluno frente aos acontecimentos do contexto social é fundamental não só para o ensino de historia se tornar algo prazeroso, mas principalmente para que seja um instrumental significativo na formação do aluno e, consequentemente em sua vida.
Descrição: SILVA, Gracilene Pereira dos Santos. O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental sob um olhar reflexivo. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9736
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - GRACIELE PEREIRA DOS SANTOS SILVA.pdf352.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.