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dc.contributor.authorBizerra, Ana Lúcia Alves-
dc.date.accessioned2016-05-12T12:46:50Z-
dc.date.available2016-05-12T12:46:50Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9745-
dc.descriptionBIZERRA, Ana Lúcia Alves. A desvalorização do professor de Geografia e suas implicações na desvalorização da Geografia escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA formação do professor de Geografia no Brasil apresenta-se envolvida tanto pelas questões relativas à formação docente de modo geral quanto pelas questões relativas à Geografia escolar. Assim, pensar a formação do professor de Geografia significa pensar a prática docente e, desse modo, a profissão docente na sociedade contemporânea. Dessa forma, é necessário apresentar algumas questões e reflexões acerca da formação do professor de Geografia no Brasil, considerando suas configurações político-institucionais e suas implicações no trabalho do professor e, consequentemente, no ensino do conhecimento geográfico na escola de educação básica. Nosso estudo tem como a base uma pesquisa bibliográfica. Uma grande preocupação para os educadores é que a Geografia enquanto disciplina, continua a ocupar um lugar secundário na escola, sem uma função importante, sem uma efetividade de seus propósitos, ou seja, sem uma prática que repercuta diretamente na vida do aluno. Isso não quer dizer que a Geografia seja assim, que não tenha um papel importante a cumprir na formação das pessoas, ao contrário, quer dizer que o sistema de ensino, a escola, os próprios professores e, inevitavelmente, os alunos não a reconhecem e por isso não se comprometem com o saber geográfico. De fato, o ensino de Geografia ainda é muito tradicional e fragmentador da realidade, parecendo pouco interessante e pouco útil para seus alunos, de modo que a Geografia escolar parece uma “simples descrição desinteressada do mundo”.A partir desta visão, implica-se a necessidade de se rever e redimensionar as composições curriculares, como o lugar da Geografia na escola básica, as diretrizes de formação e as políticas de valorização da Geografia Escolar, considerando que a formação do professor apresenta-se como elemento-chave da problemática educacional e, neste caso específico, do ensino de Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professorept_BR
dc.subjectDesvalorização profissionalpt_BR
dc.titleA desvalorização do professor de Geografia e suas implicações na desvalorização da Geografia escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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