Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9749
Título: Uma análise do sistema de ciclos da educação pública da cidade de Campina Grande/PB
Autor(es): Medeiros, Elizabeth Andrade de
Palavras-chave: Educação
Ensino fundamental
Sistema de ciclos
Data do documento: 1-Ago-2015
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de ensino em ciclos implantados na rede Municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, cujo esboço é averiguar as possibilidades e desafios de sua implantação e ainda o papel da Secretaria de educação, escolas e profissionais da educação no processo de implantação desse sistema. Argumenta-se que a discussão sobre ciclos no contexto atual precisa ir além das discussões sobre a eliminação da reprovação e da aprendizagem enquanto um processo contínuo, pois a implantação dos ciclos nos anos iniciais pressupõe uma revisão ampla e profunda da concepção de currículo, avaliação, metodologia, organização do sistema de ensino, gestão da escola, relação escola-comunidade, formação continuada de professores, entre outros aspectos. Durante as conversas formais com os profissionais de educação da rede pública de Campina Grande, que estão inseridos no sistema de ciclo, pode-se perceber a insatisfação dos mesmos, mostrando sua reprovação com relação à este sistema de ensino. Segundo os envolvidos na pesquisa, esse sistema tem prejudicado cada vez mais o processo de aprendizagem dos alunos. Além dos depoimentos dos professores, esta pesquisa está apoiada no que dizem os documentos do Município de Campina Grande/PB com relação a esse sistema, além dos documentos federais, como os Parâmetros Curriculares (1997), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), como também nos teóricos da área como Perrenoud (1999), Teixeira (2004), Pereira (2004), Moro (2011), Fernandes (2003), Mainardes (2009), entre outros. Através das investigações, foi possível concluir que, a implantação do sistema de ciclos de aprendizagem em Campina Grande/PB, surge como um modelo de ensino "maquiador", que ainda não conseguiu atingir os objetivos propostos na regulamentação do sistema de ciclos.
Descrição: MEDEIROS, Elizabeth Andrade de. Uma análise do sistema de ciclos da educação pública da cidade de Campina Grande/PB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9749
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ELIZABETH ANDRADE DE MEDEIROS.pdf703.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.