Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9800
Título: Nível de aptidão física relacionado à saúde em caminhantes
Autor(es): Lucena, Kaio César da Silva
Palavras-chave: Promoção da saúde
Aptidão física
Educação Física
Data do documento: 17-Dez-2010
Resumo: O presente estudo teve com objetivo geral, conhecer o nível de aptidão física relacionado à saúde em homens e mulheres caminhantes com idade de 40 a 59 anos, no Conjunto Rogério Lustosa (Cinza), em Campina Grande PB. O estudo caracteriza-se como estudo de campo. O respectivo tema foi proposto devido à observação de caminhantes no bairro do cinza, no qual não há uma intervenção de profissionais da saúde, especificamente de um profissional de educação física para orientá-los. A amostra foi composta de 10 pessoas. Para a coleta de dados foram utilizados os testes de abdominal modificado, o teste de flexão e extensão dos braços, o teste de sentar e alcançar modificado, Teste de Milha para analisar o VO2, o Teste de Composição Corporal, o Índice de Massa Corporal (IMC) e o questionário de Kasari (1976), que verifica os parâmetros do treinamento. No Teste de Abdominal Modificado 40% dos participantes tiveram baixa condição, quanto ao Teste de Flexão e Extensão dos braços observamos que pelo menos 30% estavam também nesse nível de condicionamento. Na flexibilidade 70% dos indivíduos não atingiu bons resultados. O Índice de Massa Corporal e percentual de gordura, não foi satisfatório, pois 50 % da amostra mostraram-se acima do peso e 30% já se encontravam com obesidade tipo I. Quanto ao VO2, não foi atingido por grande parte dos caminhantes, pois 40% tiveram baixa aptidão e 20% se encontravam em condição de risco.
Descrição: LUCENA, K. C. da S. Nível de aptidão física relacionado à saúde em caminhantes. 2010. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9800
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaio César da Silva Lucena.pdfPDF - Kaio César da Silva Lucena1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.