Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9819
Título: Análise do processo de planejamento e execução do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, José Kaio Mariano da
Palavras-chave: Orçamento Democrático da Paraíba
Democratização da Gestão Pública
Controle Social
Planejamento na Gestão Pública
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O Orçamento Democrático ou Orçamento Participativo é um instrumento que fortalece a democratização da gestão pública através da participação popular diretamente no orçamento público, em que é possibilitado aos cidadãos debaterem sobre alocação de recursos públicos. O Estado da Paraíba implementa esse mecanismo desde do ano de 2010 até os dias atuais, cuja natureza é considerada inovadora por ser classificada como a primeira em âmbito estadual. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo compreender o processo de planejamento e execução do atual orçamento democrático estadual da Paraíba enquanto instrumento de gestão participativa. Para isso, a metodologia utilizada está baseada na abordagem qualitativa que se perfaz através do estudo de caso, cujos dados foram coletados por meio de documentos públicos inerente desse programa e de entrevistas realizadas com atores diretamente envolvidos no processo do planejamento e execução do Orçamento Democrático da Paraíba. Ao desenvolver a pesquisa contatou-se que implantação do orçamento participativo no estado reflete grandes avanços para a gestão pública, através da valorização e inserção do cidadão na administração dos recursos públicos juntamente com a transformação da tradicional cultura política inerte impregnada na mentalidade da população. Contudo, são detectados problemas quanto a sua divulgação e resistência da população seja pela descrença ou pela falta de interesse. Dessa forma, é verificado que os principais desafios para o planejamento e execução do orçamento democrático é a ausência de uma normatização estadual que lhe dê segurança jurídica procedimental bem como a ampliação da metodologia participativa que é apenas consultiva para decisória, em que a população possa também atuar diretamente nas decisões públicas. Portanto, conhecer o modo como é realizado todo o processo do Orçamento Democrático da Paraíba pode ajudar no aperfeiçoamento desse programa bem como na disseminação de algo tão importante que carece de mais participação para atingir seus objetivos almejados.
Descrição: SILVA, J. K. M. Análise do processo de planejamento e execução do Orçamento Democrático Estadual da Paraíba. 2015. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9819
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Kaio Mariano da Silva.pdf495.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.