Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9822
Título: Avaliação dos valores fundamentais e das competências essenciais e gerenciais: um estudo em organizações do Terceiro Setor
Autor(es): Souza, Maria Vilma Lira de
Palavras-chave: Competências Essenciais para Gestão
Competências Gerenciais
Terceiro Setor
Data do documento: 17-Jun-2015
Resumo: O ambiente organizacional atualmente vem sendo cada vez mais atingido por fatores internos e externos, tanto por causas globais quanto por locais. Esses são um dos elementos que faz com que as organizações estejam sempre em busca de vantagem competitiva. Para tal, faz-se necessário reter indivíduos que juntamente com suas competências façam o diferencial junto à organização. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo compreender como os valores e competências são vistos e interpretados pelos membros da instituição CEPFS, através do grau de importância dado por cada membro a respeito dos valores e competências essenciais e gerenciais. Para isso, este estudo utilizou-se da pesquisa descritiva de abordagem quantitativa, além de um estudo de caso; tendo como ferramenta básica a aplicação de questionários de múltipla escolha, confeccionados com base nos modelos de Oliveira e Tamayo (2004); Andrade & Andrade (2013); Borges, Silva, Pires (2012). Os resultados apontaram que as competências, Conhecimento do negócio e Ética profissional foram as que apresentaram maior importância para a função gerencial segundo os pesquisados. Em relação às competências essenciais os que obtiveram maior relevância foram planejamento e negociação e por último, destacam-se os valores tidos de maior relevância para a associação, que foi: Preocupação com a coletividade. De modo geral, conclui-se que a associação mesmo apresentando competências e valores primordiais a sua atuação precisem buscar desenvolver ainda mais aquelas que se mostraram pouco presente nos gestores e na própria organização, isso poderia acontecer através da iniciativa de oferta de cursos de capacitação para os gestores e funcionários.
Descrição: SOUZA, M. V. L. Avaliação dos valores fundamentais e das competências essenciais e gerenciais: um estudo em organizações do Terceiro Setor. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9822
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Vilma Lira de Souza.pdf392.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.