Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Everton Nunes | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-23T17:28:25Z | - |
dc.date.available | 2016-05-23T17:28:25Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9834 | - |
dc.description | SANTOS, E. N. O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da Educação de jovens e adultos na Escola municipal Olivina Carvalho de Queiroz/Caiçara/PB. O interesse pelo tema surgiu a partir das minhas reflexões como estudante de geografia, o que me oportunizou observar as dificuldades de alguns profissionais em lidar com o ensino de geografia em sala de aula, conforme preconiza Malysz (2007) no que diz respeito a uma abordagem nova dos conteúdos geográficos. O ensino de qualidade é muito importante, onde haja uma dinâmica fundamentada em uma visão crítica e quando se trata de ensinar Geografia, é algo que ultrapassa àquela incompleta visão tradicional, onde a geografia é abordada sob um único aspecto. A Geografia é uma ciência que possui uma complexidade na qual é impossível reduzi-la a um determinado aspecto do seu vasto campo de atuação, o que podemos ver nessa afirmação é que muitas vezes há uma concepção errônea, onde a Geografia é vista como mera “ciência enciclopédica” ou simples conhecimento de mapas, relevos, fusos horários, corroborando com (Borges 2008). Pudemos observar nos estudantes de 6º a 9º anos da EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olivina Carvalho de Queiroz, Caiçara PB. Por isso, o procedimento metodológico fundamentou-se em revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e visitas in loco. Essa pesquisa foi possível adentrar no contexto desses estudantes, na dinâmica do ambiente escolar e contribuir para uma melhor compreensão da disciplina de Geografia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano Henriques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.title | O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Everton Nunes Santos.pdf | Everton Nunes Santos | 684.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.