Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Everton Nunes-
dc.date.accessioned2016-05-23T17:28:25Z-
dc.date.available2016-05-23T17:28:25Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9834-
dc.descriptionSANTOS, E. N. O ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queiroz. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo analisar o ensino de Geografia no contexto da Educação de jovens e adultos na Escola municipal Olivina Carvalho de Queiroz/Caiçara/PB. O interesse pelo tema surgiu a partir das minhas reflexões como estudante de geografia, o que me oportunizou observar as dificuldades de alguns profissionais em lidar com o ensino de geografia em sala de aula, conforme preconiza Malysz (2007) no que diz respeito a uma abordagem nova dos conteúdos geográficos. O ensino de qualidade é muito importante, onde haja uma dinâmica fundamentada em uma visão crítica e quando se trata de ensinar Geografia, é algo que ultrapassa àquela incompleta visão tradicional, onde a geografia é abordada sob um único aspecto. A Geografia é uma ciência que possui uma complexidade na qual é impossível reduzi-la a um determinado aspecto do seu vasto campo de atuação, o que podemos ver nessa afirmação é que muitas vezes há uma concepção errônea, onde a Geografia é vista como mera “ciência enciclopédica” ou simples conhecimento de mapas, relevos, fusos horários, corroborando com (Borges 2008). Pudemos observar nos estudantes de 6º a 9º anos da EJA, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olivina Carvalho de Queiroz, Caiçara PB. Por isso, o procedimento metodológico fundamentou-se em revisão bibliográfica, entrevista semiestruturada e visitas in loco. Essa pesquisa foi possível adentrar no contexto desses estudantes, na dinâmica do ambiente escolar e contribuir para uma melhor compreensão da disciplina de Geografia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleO ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso da Escola Municipal Olivina Carvalho de Queirozpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everton Nunes Santos.pdfEverton Nunes Santos684.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.