Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9842
Título: O Lúdico na Educação Infantil: A Importância das Brincadeiras Direcionadas.
Autor(es): Lyra, Taís Monik de
Palavras-chave: Aprendizagem
Ensino
Infantil
Data do documento: 2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de pedagogia traz a importância do Lúdico na Educação Infantil, mostrando que as brincadeiras direcionadas tem como função valorizar a criança, e promover suas múltiplas habilidades, fazendo com que o processo de ensino – aprendizagem discorra no dia-a-dia escolar de maneira prazerosa e eficaz. Mostra que inserir o ensino lúdico na educação infantil é a melhor maneira de desenvolver as funções fundamentais das crianças, a percepção, a desinibição, a fala, o comportamento, a curiosidade, a motricidade etc, bem como aprimorar o aprendizado resgatando o que a criança, entendida como ser humano, crítico e social tem a apresentar, valorizar o conhecimento prévio, propiciar um ensino que traga o conhecimento através das brincadeiras, já que a melhor forma de uma criança descobrir e desenvolver a aprendizagem, é, através das brincadeiras, jogos, teatro, música e cultura. A importância do lúdico na educação infantil já está pré-estabelecida na LDB e no RCNEI à anos, mas só atualmente é que estamos vendo o lúdico posto em prática e valorizado nas salas de aula, antes entendido apenas como distração durante os intervalos na escola, hoje todos os que estão envolvidos na educação sabem o valor que as brincadeiras direcionadas têm no processo educativo, sabem o quanto mais fácil se torna a mediação de conhecimento. Cabendo assim, à todos que estão envolvidos na educação, valorizar o ensino infantil através do lúdico, bem como Vygostkye Jean Piaget estudiosos de educação, relatam em seus estudos e pesquisas feitas a respeito desse método de ensino, que mostra que a brincadeira é uma atividade fundamental para o desenvolvimento das crianças.
Descrição: LYRA, T. M. O Lúdico na Educação Infantil: A Importância das Brincadeiras Direcionadas. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9842
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taís Monik de Lyra.pdfPDF - Taís Monik de Lyra84.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.