Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9850
Título: Utilização do gênero Conto como estratégia para despertar o gosto pela leitura
Autor(es): Costa, Bruno de Araújo
Palavras-chave: Conto
Leitura
Produção Textual
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo aborda o gênero conto como meio de articular a leitura e a produção textual. Apresenta uma análise da pesquisa realizada junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID, em salas de aula do 6º ano do ensino fundamental no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância dos gêneros textuais para o ensino/aprendizagem da prática de leitura e produção de textos. E, consequentemente, destacar alguns entraves que ainda perduram no ensino-aprendizagem da leitura e escrita. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Koch (2011) aborda técnicas que abrangem a prática de leitura e produção de textos; Bakhtin (2005) em relação ao gênero discursivo, leva em consideração o conteúdo temático, o estilo de língua e a construção composicional; Marcuschi (2002) discute a prática dos gêneros textuais como uma base sociocomunicativa e Geraldi (2006) discute o ensino de leitura e escrita. A metodologia desenvolveu-se através da prática do projeto, o qual apresenta uma experiência de ensino aprendizagem de leitura e produção do gênero textual conto, por meio de atividades de leitura de diversos textos e produção do gênero trabalhado. Os resultados em relação ao trabalho com a leitura dos contos mostraram-se satisfatórios, uma vez que, o trabalho despertou o interesse próprio dos alunos pela leitura. Obtivemos bons resultados na entonação de voz, na postura, no aperfeiçoamento da oralidade e no desenvolvimento da capacidade crítica e criativa dos alunos. Em relação aos resultados da primeira produção dos contos, foram observados pontos que ainda precisavam ser melhorados, pois os alunos apresentaram dificuldades no domínio do gênero, na falta de coesão e coerência e na composição do clímax. Também foram apresentados bons resultados quanto à primeira produção, uma vez que, os alunos abordaram bem a questão da apresentação das personagens, do espaço e do tempo. Na segunda produção, os alunos evoluíram na construção da estrutura do gênero, se tornaram prudentes no que se refere à pontuação e sentido do texto e a maioria dos alunos tiveram a capacidade de interligar o clímax ao desfecho.
Descrição: COSTA, B. de A. Utilização do gênero Conto como estratégia para despertar o gosto pela leitura. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9850
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno de Araújo Costa.pdfBruno de Araújo Costa638.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.