Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9851
Título: Dissonâncias e assonâncias: um exame sobre a violência contra a mulher na cidade de Pirpirituba - PB
Autor(es): Soares, Rosa Maria Marques
Palavras-chave: Violência
Mulher
Gênero
Sociedade
Lei
Data do documento: 2015
Resumo: Compreendendo-se que a natureza não legitima um discurso de diferenças entre homens e mulheres, mas que este é construído socialmente e, que a biologia, no caso, é usada apenas para justificar o discurso das diferenças, o tema discutido nesse trabalho é o da violência contra a mulher com base no conceito de gênero e área de atuação em direitos humanos. O objetivo principal do trabalho é o de permitir um dialogo espontâneo sobre a violência de gênero a partir da desconstrução e reconstrução de conceitos chaves como violência, gênero, sociedade, política e legislação. Partindo-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e ainda uma pesquisa in loco realizada na cidade de Pirpirituba/PB sobre o tema “violência a contra mulher”, chega-se a conclusões que tanto no Brasil quanto na cidade pesquisada faz-se necessário o continuo debate sobre a violência e como esta afeta a vida das mulheres. Compreendeu-se também que, embora tenha nos últimos anos havido uma evolução substancial, a legislação brasileira ainda mostra-se capenga para proteger a mulher e garantir a ela as mesmas oportunidades de uma vida segura que aos demais cidadãos.
Descrição: SOARES, R. M. M. Dissonâncias e assonâncias: um exame sobre a violência contra a mulher na cidade de Pirpirituba - PB. 2015. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9851
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosa Maria Marques Soares.pdfRosa Maria Marques Soares1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.