Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9865
Título: Letramento matemático no ciclo de alfabetização - pelo viés dos direitos de aprendizagem
Autor(es): Dias, Joacilma de Medeiros
Palavras-chave: Letramento
Letramento matemático
Direitos de aprendizagem
Formação
Função social
Data do documento: 1-Ago-2015
Resumo: Este artigo tem como tema central a análise das concepções de letramento vivenciadas em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, trazendo reflexões acerca da relação entre o letramento e o letramento matemático. O objetivo é distinguir a função social da Matemática e sua aplicabilidade no dia a dia das crianças. O referencial teórico centra-se em autores que discorrem sobre letramento e também letramento matemático, desde os conceitos de letramento autônomo e ideológico e o seu paralelismo entre o letramento em língua materna e o letramento matemático. Reflete-se sobre quais as concepções que são adotadas pelos teóricos Soares (2006), Kleiman (2008), Fonseca (2005, 2007a, 2007b,), Junqueira (1998), Fonseca (2007) entre outros, além de discutir o letramento em linguagem do ensino da língua materna em relação ao conceito de letramento matemático. Conclui-se com a análise documental vivenciada na sala do 2ª ano do Ensino Fundamental que a importância da formação nos estudos do PNAIC para a atuação do professor, no que diz respeito a resolução de situações problemas, traz resultados significativos para o trabalho pedagógico do professor quando se ensina e analisa os dados matemáticos com base nas concepções de letramento, evidenciados no documento sobre as resoluções de problema matemáticos, bem como em relação aos direitos de aprendizagem em Matemática.
Descrição: DIAS, Joacilma de Medeiros. Letramento matemático no ciclo de alfabetização - pelo viés dos direitos de aprendizagem. 2015. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9865
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOACILMA DE MEDEIROS DIAS.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.