Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9880
Título: Comissões da verdade do Brasil e da África do Sul: uma análise sob o aspecto da reconciliação
Autor(es): Albuquerque, Maria Alice Venancio
Palavras-chave: Comissões da verdade
Reconciliação
África do Sul
Justiça restaurativa
Data do documento: 8-Jul-2015
Resumo: O trabalho tem por objetivo discutir os trabalhos das comissões da verdade do Brasil e da África do Sul, salientando a perspectiva da reconciliação. Para isso, analisa as comissões da verdade como órgãos inseridos no contexto de transição e/ou pós-transição com os quais o objetivo da reconciliação é, em geral, associado. Procura, assim, apresentar o significado e implicações da chamada justiça de transição, enfatizando os aspectos da justiça restaurativa e a importância da reconciliação, no tocante à garantia da paz, comparando os dois países quanto a estes aspectos. A partir dessas questões e objetivos, documentos oficiais, vídeos e entrevistas relacionados à temática, bem como artigos científicos e revistas são utilizados e analisados pautando-se, portanto numa análise comparativa a partir do process-tracing.
Descrição: ALBUQUERQUE, M. A. V. Comissões da verdade do Brasil e da África do Sul: uma análise sob o aspecto da reconciliação. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9880
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Alice Venancio Albuquerque.pdfMaria Alice Venancio Albuquerque756.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.