Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9884
Título: Análise da associação entre a angulação dos terceiros molares inferiores e o padrão facial esquelético classe II
Autor(es): Dantas, Eriberto de Araújo
Palavras-chave: Ortodontia
Odontologia
Molar
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Objetivo: Avaliar se há associação entre a angulação dos terceiros molares inferiores, de acordo com a classificação de Winter, com o padrão esquelético do paciente Classe II. Métodos: A amostra foi constituída, por 96 documentações ortodônticas. Foram avaliadas em radiografias panorâmicas a angulação dos terceiros molares inferiores de acordo com Winter e a medida do ângulo ANB em telerradiografias obtidas em norma lateral. Foi utilizado o teste de Mann-Whitney para dispersão da angulação por gênero. A comparação da angulação entre os lados foi realizado através do teste Qui-Quadrado ou de Simetria. Resultados: Observou-se que tanto para o lado direito, quanto para o lado esquerdo, a angulação mais frequente foi a vertical com 45.85% dos pacientes. Não foram observadas diferenças significativas entre a angulação tanto do lado direito (p-valor = 0.1276) quanto do lado esquerdo (p-valor = 0.4718) e o gênero. Não foram encontradas diferenças significativas entre as medidas digital e do pesquisador (p-valor = 0.099). O coeficiente de concordância de Lin (0.85) indica alta concordância entre as duas medidas. Conclusão: Pode-se concluir que não existe associação entre a angulação dos terceiros molares inferiores, de acordo com a classificação de Winter, com o padrão esquelético do paciente Classe II.
Descrição: DANTAS, Eriberto de Araújo. Análise da associação entre a angulação dos terceiros molares inferiores e o padrão facial esquelético classe II. 2016. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9884
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eriberto de Araújo Dantas.pdf522.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.