Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9895
Título: Crescimento e produção do girassol em consórcio com feijão e milho sob diferentes lâminas de irrigação
Autor(es): Santos, Albanisa Pereira de Lima
Palavras-chave: Níveis de água no solo
Sistema de cultivo
Semiárido
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Objetivou-se neste experimento avaliar o comportamento agronômico do girassol híbrido Hélio 253 cultivado em sistemas solteiro e consorciado com feijão e com milho em relação aos níveis de reposição de água no solo, com vista à produção de dados para orientar produtores que tenham interesse no cultivo de girassol como alternativo para maximizar o potencial produtivo de sua propriedade. Para isto, o experimento foi desenvolvido em condições de campo no campus IV/UEPB em Catolé do Rocha-PB, adotando o delineamento estatístico em blocos casualizados (DBC): fatorial 4 x 3, constituído por quatro níveis de água disponível no solo (60%, 80%,100% e 120%), calculada em função do conteúdo de água presente no solo através de medições feitas por sondas de TDR (Reflectometria no Domínio do Tempo) Modelo PR2 e três sistemas de cultivo (Girassol solteiro; girassol consorciado feijão e girassol consorciado milho), com três repetições. Com os resultados obtidos neste experimento, pode-se concluir que os maiores crescimento (diâmetro caulinar 22,74mm,) e a produção (diâmetro interno do capitulo 22,5 cm, número de semente por planta 1509, peso de sementes por planta 77,64 g planta-1 e produtividade 3,98 t há-1) do girassol foram obtidos no nível de 120% de água disponível no solo associado ao sistema solteiro que se sobressaiu em relação aos sistemas consorciados, provavelmente em decorrência da competição entre as culturas por nutrientes água e luz solar, entretanto as variáveis altura e área foliar das plantas não foram influenciadas pelas lâminas de irrigação. A análise do índice de uso da eficiência da terra comprovou que os sistemas de cultivo consorciados possibilitaram maior aproveitamento da terra.
Descrição: SANTOS, A. P. L. Crescimento e produção do girassol em consórcio com feijão e milho sob diferentes lâminas de irrigação. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9895
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Albanisa Pereira de Lima Santos.pdf536.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.