Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9896
Título: Depleção de água e composição do substrato na produção de mudas de quiabeiro
Autor(es): Silva, Tarciano Santiago
Palavras-chave: Estresse hídrico
Adubação orgânica,
Esterco bovino
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho avaliar a depleção de água no substrato associada a doses de esterco bovino no crescimento, acúmulo de fitomassa e no conteúdo de água nos tecidos de plantas jovens de quiabeiro. O estudo foi realizado no período de outubro a novembro de 2015, em casa de vegetação do Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (CCHA-UEPB), Câmpus IV, Catolé do Rocha, PB. Foram avaliados dois níveis de depleção de água no substrato (100 e 50% da capacidade de campo, CC) e quatro doses de esterco bovino (0,0; 20,0; 40,0 e 60,0% do volume do substrato, v/v), arranjados em esquema fatorial, 2 x 4, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com cinco repetições, sendo que cada repetição foi constituída por três plantas. As plantas da variedade Santa Cruz 47 foram conduzidas durante 20 dias após a semeadura, período no qual foram avaliadas quanto ao crescimento, acúmulo de fitomassa e o teor relativo de água nos tecidos. Adubação com esterco bovino influência na intensidade do estresse hídrico sobre o crescimento, acúmulo de fitomassa e teor relativo de água das mudas de quiabeiro. Na ausência de déficit hídrico, doses de 35 a 41% de esterco bovino em base de volume do recipiente são recomendas para produção de quiabeiro. Em condições de déficit hídrico doses de 60% de esterco bovino em base de volume do recipiente, mitigou o efeito do estresse hídrico na produção de mudas de quiabeiro, sendo a dose mais indicada para essas condições.
Descrição: SILVA, T. S. Depleção de água e composição do substrato na produção de mudas de quiabeiro. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9896
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tarciano Santiago Silva.pdf685.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.