Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9904
Título: Pressão arterial e altitude como indicadores dos níveis de qualidade de vida: uma aplicação para os municípios de Campina Grande-PB e João Pessoa-PB
Autor(es): Santos, Rannedyson Alves dos
Palavras-chave: Pressão arterial
Altitude
Qualidade de vida
Data do documento: 29-Mar-2016
Resumo: O presente estudo tem como objetivo demonstrar a importância da diferença das altitudes entre localidades específicas quando correlacionada com a pressão arterial, cujo público alvo provém do fluxo migratório entre essas localidades. O estudo se desenvolveu entre as cidades de Campina Grande e João Pessoa – PB. Campina Grande cidade do Agreste paraibano se encontra localizada à aproximadamente 130 km da capital João Pessoa, com cerca de 560 metros de altitude e com pressão barométrica de 707 mmHg e João Pessoa, cidade litorânea, situada na planície sublitorâneas com cerca de 30 metros de altitude e com pressão barométrica de 760mmHg. Tendo como objetivos específicos analisar a relação da altitude e a pressão arterial entre a população envolvida e sua influência ao nível de qualidade de vida. Este estudo realizado a partir do método analítico-descritivo, com população constituída por amostra não probabilística de 50 indivíduos, com diagnósticos prévios de hipertensão arterial. Estes indivíduos compõem a faixa etária entre 18 e 60 anos e de ambos os sexos. Na primeira etapa da pesquisa foi utilizado o questionário fechado onde se aplicou em 50 indivíduos com diagnósticos prévios de hipertensão arterial, foi realizado antes do deslocamento de Campina Grande – PB a João Pessoa - PB. Na segunda etapa esses indivíduos se deslocaram de Campina Grande a João Pessoa onde foi verificado os níveis da pressão arterial sistólica e diastólica, como também foi verificado a altitude e a temperatura do ambiente. Este estudo possibilitou a constatação de possíveis modificações fisiológicas ocorridas devido à diferença de altitude, possibilitando um pior ou melhor, nível de qualidade de vida.
Descrição: SANTOS, R. A. dos. Pressão arterial e altitude como indicadores dos níveis de qualidade de vida: uma aplicação para os municípios de Campina Grande-PB e João Pessoa-PB. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9904
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rannedyson Alves dos Santos.pdf7.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.