Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, Hosana da Silva-
dc.date.accessioned2016-06-01T11:13:38Z-
dc.date.available2016-06-01T11:13:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.24-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9907-
dc.descriptionBARROS, H. da S. O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO artigo tem por objetivo discutir a questão da brincadeira na vida das crianças, os modos como elas são realizadas em sala de aula. A escola que realizamos a observação foi o Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino na cidade de Mulungu. O texto se baseia em cinco tópicos principais: primeiro tópico “O lúdico na vida das crianças”; o segundo tópico ”As definições de brinquedo e brincadeira”; o terceiro tópico “Descrições de algumas brincadeiras da educação infantil”; o quarto tópico “A brincadeira e suas implicações pedagógicas; e o quinto tópico “Observação das brincadeiras realizadas na sala da pré-escola. Para embasar teoricamente este artigo utilizei autores como BERTOLDO e RUSCHEL, BORBA (2006), FONTANA e CRUZ (1997), FREIRE e SCAGLIA (2009), KISHIMOTO (1999) e (2009), MOYLES (2002) e (2006), MUNIZ (2014), SILVA (2011), VIANNA, (2003), o RCNEI (1998) e a DCNEI (2009). . Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco dos alunos na sala de aula.Com esta pesquisa constatamos a importância da brincadeira como meio de socialização, de troca de conhecimento, e de mistura de culturas diferentespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Emília Cristina Ferreira de Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectImplicações pedagógicaspt_BR
dc.titleO lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criançapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hosana da Silva Barros.pdfHosana da Silva Barros619.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.