Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9907
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Hosana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T11:13:38Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T11:13:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9907 | - |
dc.description | BARROS, H. da S. O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo tem por objetivo discutir a questão da brincadeira na vida das crianças, os modos como elas são realizadas em sala de aula. A escola que realizamos a observação foi o Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino na cidade de Mulungu. O texto se baseia em cinco tópicos principais: primeiro tópico “O lúdico na vida das crianças”; o segundo tópico ”As definições de brinquedo e brincadeira”; o terceiro tópico “Descrições de algumas brincadeiras da educação infantil”; o quarto tópico “A brincadeira e suas implicações pedagógicas; e o quinto tópico “Observação das brincadeiras realizadas na sala da pré-escola. Para embasar teoricamente este artigo utilizei autores como BERTOLDO e RUSCHEL, BORBA (2006), FONTANA e CRUZ (1997), FREIRE e SCAGLIA (2009), KISHIMOTO (1999) e (2009), MOYLES (2002) e (2006), MUNIZ (2014), SILVA (2011), VIANNA, (2003), o RCNEI (1998) e a DCNEI (2009). . Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco dos alunos na sala de aula.Com esta pesquisa constatamos a importância da brincadeira como meio de socialização, de troca de conhecimento, e de mistura de culturas diferentes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Emília Cristina Ferreira de Barros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Implicações pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Hosana da Silva Barros.pdf | Hosana da Silva Barros | 619.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.