Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9926
Título: Maus-tratos infantis: Conhecimentos e condutas dos cirurgiões-dentistas da estratégia saúde da família da cidade de Guarabira-PB
Autor(es): Silva, Karla Bezerra Guilherme da
Palavras-chave: Odontologia
Violência
Saúde Familiar
Data do documento: 4-Mai-2016
Resumo: Objetivo: Verificar o conhecimento e a conduta dos Cirurgiões-Dentistas (CDs) da atenção básica de Guarabira-PB frente a situações de maus-tratos infantis. Metodologia: Estudo transversal, no qual foram entrevistados 18 profissionais. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado, contendo perguntas acerca do perfil dos CDs, seu conhecimento e atitude em relação aos casos de abuso infantil. Os resultados foram organizados com o auxílio do Software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) versão 18, e apresentados por meio da estatística descritiva. Resultados: A maioria dos CDs era do sexo feminino (83,3%), com idade entre 27 e 57 anos. O exercício profissional exclusivamente no setor público foi reportado por 61,1% dos respondentes. Na análise do conhecimento sobre os tipos de abuso, as categorias mais citadas foram os maus-tratos físicos (94,4%) e a negligência (89,9%). Doze CDs (66,6%) relataram ter atendido criança/adolescente vítima de violência, com 91,7% dos casos originados no próprio núcleo familiar. Em 50,0% dos episódios, as vítimas eram do sexo feminino e a região da cabeça foi a área mais acometida (27,3%). A maioria dos entrevistados (72,2%) ressaltaram a obrigatoriedade da denúncia, porém uma parcela considerável (83,3%) desconhecia a ficha de notificação e a principal conduta adotada foi a conversa com os pais ou responsáveis (83,3%). Conclusões: Os profissionais identificaram uma maior ocorrência de casos de maus-tratos de origem intrafamiliar, cujas principais vítimas foram meninas, com sinais físicos da violência observados sobretudo na região da cabeça. Houve um reconhecimento dos principais tipos de violência, mas os CDs ignoravam a ficha de notificação. Além disso, apesar de a maioria ter relatado a obrigatoriedade da denúncia, a principal conduta adotada foi apenas o diálogo com os pais/responsáveis, fato que revela um distanciamento entre o conhecimento e a atitude frente a ocorrência de maus-tratos infantis.
Descrição: SILVA, Karla Bezerra Guilherme da. Maus-tratos infantis: Conhecimentos e condutas dos cirurgiões-dentistas da estratégia saúde da família da cidade de Guarabira-PB. 2016. 32f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9926
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Karla Bezerra Guilherme Da Silva.pdf617.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.