Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9930
Título: Importância do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar em ambiente hospitalar
Autor(es): Paulino, Gustavo Santos
Palavras-chave: Odontologia Cirúrgica
Saúde Bucal
Infecção Dentária
Data do documento: 27-Abr-2016
Resumo: As infecções bucais têm sido geralmente relacionadas com o comprometimento da saúde geral do corpo do indivíduo, despertando dessa forma o interesse de médicos e cirurgiões-dentistas. A infecção é uma complicação frequente e tem elevado a mortalidade nos pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. Estes pacientes na maioria das vezes, não possuem higienização bucal adequada, possivelmente pelo desconhecimento de técnicas adequadas pelas equipes de terapia intensiva, pela ausência de profissionais habilitados para execução destas ou ainda pela deficiência no relacionamento entre profissionais. A aquisição e manutenção da saúde bucal, além de uma maior integração da Odontologia e da Medicina, se fazem necessárias em virtude da interferência direta na recuperação total do paciente, minimizando a dor e o desconforto, reduzindo o custo gerado por internamento e remédios e ainda o aumento do número de leitos disponíveis. Dessa forma, o presente estudo se propõe a enfatizar, por meio de uma revisão da literatura, o papel do cirurgião-dentista no atendimento hospitalar, apontando as diversas possibilidades de atuação do mesmo, reforçando suas contribuições na atenção integral ao paciente. Foram consultadas as bases de dados Scielo, Pubmed, Medline e LILACS, no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2015. Foram obtidos 35 artigos, cujos achados foram divididos em: atuação do cirurgião-dentista no âmbito hospitalar e procedimentos de descontaminação da cavidade bucal em hospitais. Em conclusão, é necessário maior reconhecimento da importância do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar nas equipes multiprofissionais, para a obtenção de melhores cuidados da saúde bucal dos pacientes, já que a mesma se encontra intimamente ligada com a saúde sistêmica.
Descrição: PAULINO, Gustavo Santos.Importância do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar em ambiente hospitalar. . 2016. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9930
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Gustavo Santos Paulino.pdf517.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.