Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9934
Título: Participação do agente comunitário de saúde em promoção de saúde bucal no Brasil: Uma revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, Bruno Estêvão da Silva
Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde
Saúde Bucal
Promoção de Saúde
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Devido à reorganização da política nacional de saúde bucal em 2004, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) passou a ter um papel de ator facilitador das ações de saúde bucal dentro da Estratégia da Saúde da Família, em sua área de atuação. Este estudo visa avaliar a atuação do ACS, seus conhecimentos e percepções sobre o cuidado em saúde bucal por meio de uma revisão da literatura. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os dois temas centrais deste trabalho: o conhecimento sobre saúde bucal dos ACSs e atividades em promoção de saúde bucal dos mesmos. Do total de 55 artigos encontrados, foram selecionados 10 para realização do presente estudo. Conclui-se que apesar dos muitos estudos feitos após a implementação do ACS como um dispositivo facilitador do acesso ao atendimento odontológico à população, percebeu-se que o ACS ainda não atua de maneira eficaz nesta área. A literatura destaca ainda a importância e a necessidade de um programa de capacitação continuada, além de demonstrar um afastamento dos CDs das unidades de saúde pública no enfrentamento destas dificuldades.
Descrição: RODRIGUES, Bruno Estêvão da Silva. Participação do agente comunitário de saúde em promoção de saúde bucal no Brasil: Uma revisão de literatura. 2016. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9934
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Bruno Estêvão da Silva Rodrigues.pdf1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.