Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9937
Título: Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar
Autor(es): Oliveira, Maria Claudenira Bezerra de
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Planejamento
aprendizagem
Data do documento: 10-Set-2014
Resumo: A avaliação, tal como concebida e vivenciada na maioria das escolas brasileiras, tem se constituído no principal mecanismo de sustentação da lógica de organização do trabalho escolar, onde os métodos de avaliação ocupam, sem dúvida, espaço relevante no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas aos processos de ensino e aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os critérios de avaliação em um contexto escolar no Ensino Fundamental, mais especificamente em uma escola municipal da cidade de Camalaú, PB. Para tanto, utilizamos em nossa pesquisa bibliográfica as ideias de alguns teóricos, a exemplo de. Luckesi, Libâneo, entre outros. Concluiu-se que a avaliação contempla os processos de ensino e aprendizagem, devendo acontecer em todas as situações para que o professor possa acompanhar e diagnosticar os processos de desenvolvimento dos estudantes e também rever sua prática pedagógica, possibilitando-lhe disponibilizar várias situações e meios para que os alunos tenham oportunidade de demonstrar a construção de seus conhecimentos. Também constatamos que o esboço e a clareza dos objetivos de ensino e dos critérios de avaliação são muito importantes para que alunos e professores saibam onde pretendem chegar, e quais meios são necessários para tal.
Descrição: OLIVEIRA, M. C. B. Reflexões sobre o processo de avaliação no contexto escolar. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9937
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Claudenira Bezerra de Oliveira.pdfPDF - Maria Claudenira Bezerra de Oliveira86.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.