Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9952
Título: A representação da figura feminina no poema receita de mulher de Vinícius de Morais
Autor(es): Silva, Joelma Alves da
Palavras-chave: Representação feminina
Poesia
Receita de Mulher
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho, de natureza interpretativista, tem como objetivo principal analisar a representação da figura feminina no poema Receita de mulher, da obra Antologia poética, de autoria de Vinícius de Moraes. Esse renomado escritor foi destaque na segunda geração da fase moderna da literatura brasileira, uma época marcada por mudanças temáticas e estruturais no campo de fazer literário nacional. Do ponto vista teórico, respaldamos a nossa pesquisa em Candido (2010), Bosi (2006), Moisés (2001), Gardel (2002), entre outros. Nessa perspectiva, discutimos ao longo do trabalho, as principais características do movimento literário modernista, especialmente de sua segunda fase, bem como as peculiaridades da poesia moraesiana. Neste sentido, a análise do poema revela as características do perfil feminino como: a idealização, o sensualismo e o erotismo. Desse modo, a abordagem realizada refletiu as particularidades da representação feminina, que é produzida através de uma visão crítica e irônica ao longo do poema. Por conseguinte, esperamos que os resultados contribuam para os estudos interessados pela discussão acerca da representação da figura feminina na literatura nacional moderna.
Descrição: SILVA, J. A. de. A representação da figura feminina no poema Receita de Mulher de Vinícius de Moraes. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9952
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joelma Alves da Silva.pdf666.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.