Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9968
Título: Uso de jogos: O desafio de ensinar matemática nos anos Iniciais
Autor(es): Laurindo, Laisa Guimarães
Palavras-chave: matemática
Aula
Aprendizagem
Data do documento: 9-Ago-2014
Resumo: Neste trabalho de conclusão de curso apresentamos uma pesquisa que investigou o cotidiano escolar, a rotina da sala de aula e as estratégias utilizadas pelos professores dos anos iniciais frente ao ensino e à aprendizagem matemática. Este estudo mostra novos indicadores que poderão orientar o futuro pedagogo para novas estratégias de ensino, utilizadas para fomentar a prática educativa dos docentes e, por consequência, a ampliação da aprendizagem dos discentes. Através dos estágios, por meio dos quais coletamos dados para dar suporte às reflexões teóricas aqui apresentadas, pudemos avaliar a realidade escolar, inclusive analisando cada etapa do campo estagiado, compreendendo que contribuirão para fundamentar as experiências do estudante de Pedagogia. O ensino da matemática é visto por pais, alunos e professores como uma dificuldade a ser enfrentada nas escolas. Isto se deve, principalmente, à desvinculação da matemática da sala de aula com a matemática utilizada no dia-a-dia. Nesse sentido, objetivo desta pesquisa é identificar as principais estratégias de ensino utilizadas pelos professores de matemática dos anos iniciais como potencializadoras de uma aprendizagem significativa, trazendo ainda uma abordagem informativa sobre a construção do conhecimento lógico-matemático, sem esquecer o papel do professor que é fundamental, pois parte dele o incentivo e o estímulo ao interesse das crianças, para que ocorra essa aprendizagem.
Descrição: LAURINDO, L. G. Uso de Jogos: O Desafio de Ensinar Matemática nos anos Iniciais. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9968
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laisa Guimarães Laurindo.pdfPDF - Laisa Guimarães Laurindo87.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.