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dc.contributor.authorAlves, Luciana Ramos-
dc.date.accessioned2016-06-03T18:31:19Z-
dc.date.available2016-06-03T18:31:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9977-
dc.descriptionALVES, L. R. Educação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docente. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa está fundamentada na educação popular e na literatura de cordel, fazendo um relato de sua história, suas manifestações e efeitos através do tempo. A cultura popular destaca as valiosas descobertas sobre as origens de sua própria cultura relacionada à nova interpretação das classes sociais na medida em que valoriza o saber das camadas mais pobres ao longo dos anos e sua influência na vida das pessoas. A cultura de um lugar não representa apenas os costumes ou a arte de um povo, mas, simboliza, sobretudo, a sua essência, sua verdadeira identidade. Esses símbolos são manifestos através da nossa música, dança, literatura, teatro e religiosidade e de muitas outras formas que influenciam o nosso jeito de expressar nossos sentimentos e emoções. A educação popular é considerada uma corrente de pensamento e de resistência cultural, marcada por lutas de grandes movimentos populares que conquistaram espaço de reconhecimento de toda uma tradição da cultura popular que atravessa o tempo. Diante disso, o presente trabalho pretende mostrar a importância das contribuições trazidas a partir da educação popular e da literatura de cordel, na nossa prática pedagógica. Sugerimos uma abordagem em que a literatura de cordel seja aplicada na sala de aula, como parte do cotidiano da prática pedagógica docente, apresentando a cultura popular e seus valores e oferecendo contribuições para a prática de alfabetização e letramento. Para isso, nos fundamentamos em Freire (2011), Mello (et all, 2008) para compreendermos a educação popular sua história e conceito. Quanto à literatura de cordel, nos embasamos em Luytem (2005) para compreender seus temas essenciais, e em Ayala (2003) e Pinheiro (2002) para aplicá-la em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOtacílio Gomes da Silva Netopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.titleEducação Popular e Literatura de Cordel na Prática Pedagógica Docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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