Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9989
Título: O universo fantástico de Raimundo: Leitura de a terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos
Autor(es): Andrade, Mirla Naiandra de Sousa
Palavras-chave: A terra dos meninos pelados
Graciliano Ramos
Fantasia
Data do documento: 3-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a narrativa A terra dos meninos pelados, 1964 de Graciliano Ramos, procurando observar de que maneira a fantasia se configura na obra, sem deixar de destacar a importância deste recurso na produção literária infantil brasileira. Conforme se justifica no próprio título do livro, a “terra dos meninos pelados” sugere um lugar fora do mundo real, se configurando na narrativa como o lugar ideal, pois nele vivem as pessoas diferentes, as quais são aceitas e respeitadas. É o caso de Raimundo, protagonista da história, que sofre o preconceito dos colegas por ter a cabeça pelada e os olhos diferentes. A fantasia, neste caso, ou o mundo onde os anseios se libertam, permite a Raimundo a compreensão de sua própria identidade. Esse é o viés de leitura que traçamos para a interpretação da narrativa infantil de Graciliano Ramos, estudo de crítica literária cuja construção se pautou em trabalhos como os de Held (1990), Cunha (2003), Aguiar (2001), Silva e Martins (2010), dentre outros teóricos que serviram de base para a discussão que ora apresentamos.
Descrição: ANDRADE, M. N. S. O universo fantástico de Raimundo: Leitura de a terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9989
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mirla Naiandra de Sousa Andrade.pdf403.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.